Depois de anos preenchendo a lacuna de sedã médio da Chevrolet, enfim, chegou à hora de aposentar o Vectra, que está ficando defasado. Porém, na hora na de lançar um sedã médio, a Chevrolet deverá desenvolver algo grandioso para fazer frente aos concorrentes japoneses e coreanos, que atualmente estão dominando o mercado de hatches e sedãs médios (coisa que o Vectra não conseguia pelo motor de projeto antigo e sem o consagrado comando de válvulas variável). Para essa missão a Chevrolet lançou o Cruze em setembro do ano passado. A marca deseja com o Cruze trazer os consumidores mais conservadores do Corolla e Civic. A pretensão da Chevrolet é vender aproximadamente 3 mil unidades por mês do modelo que custa entre R$67.900 a R$78.900.
O Cruze foi desenvolvido na Coréia em 5 anos para os países emergentes e traz um novo conceito de versatilidade aos produtos da marca. O desenho frontal e lateral do carro se destaca por ter sido inspirado na musculatura de um leopardo. Na traseira a leve descida da coluna C da impressão de ser um cupê de 4 portas.
A parte mecânica merece destaque, a evolução em relação ao Vectra é claramente notada. O Vectra, pelo fato de ter comando de válvulas mecânico e caixa de 5 marchas, tinha pouco torque em baixa rotação. O Cruze traz o novo motor Ecotec que equipa o Malibu e o Captiva 4cc, só que de cilindrada menor (mais precisamente 1.8). Apesar da cilindrada menor que a do Vectra, o novo propulsor Ecotec 1.8 16v desenvolve 144 cv de potência e 18,9 kgmf de torque a 3.800 rpm, combinado a uma caixa de 6 marchas (manual ou automática), superando os 133 cv do Vectra. O desempenho não empolga demais, mas não decepciona.
Por outro lado além do bom acabamento interno, o sistema de conectividade traz até Bluetooth e GPS.
O Cruze substitui o atual Vectra com classe, por ser um projeto bem melhor. Mas ele não tem fôlego para fazer frente aos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic. Ele pode até atrair consumidores de Civic, mas atingirá em cheio antigos consumidores de Chevrolet que se decepcionaram com o Vectra. Em relação às concorrentes, ele estará na disputa lado a lado com o sul-coreano Hyundai Elantra, que também estreou no Brasil em setembro passado. O hatch está previsto para o segundo semestre deste ano.
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